Como escolher a porta adequada para a sua residência? (1/3)

portas

Escolher a porta de entrada do seu lar é um trabalho que pode envolver várias questões. Você irá precisar considerar a beleza e a estética da porta, além de outras funcionalidades como segurança, possibilidade de instalação de trancas e outros equipamentos e também o material mais adequado.

Para lhe ajudar nessa empreitada, a Raiz Verde Express 24 separou algumas dicas valiosas que podem contribuir na sua decisão.

Pontos importantes a considerar:

– Conforto acústico

As portas são fundamentais na hora de realizarem um isolamento acústico do nosso lar. Se a sua residência está situada em uma região de muito movimento e barulho de trânsito, por exemplo, poderá necessitar de modelos capazes de ajudar a bloquear toda essa tensão.

– Ação do tempo

A porta de entrada é a que mais sofre com a ação climática como sol e chuvas constantes. Por isso, o mais indicado é dispor de uma bela porta maciça com o tratamento adequado, já que ela é capaz de suportar altas e baixas temperaturas, além de ser bastante segura.

Outra opção podem ser as portas sólidas. Porém, neste caso, elas não são recomendadas para o uso em áreas externas e descobertas, porque são mais sensíveis à ação do tempo. Se quiser dispor desse tipo de porta na entrada do seu lar, lembre-se de protege-la com estruturas cobertas. Ao contrário das portas maciças, as sólidas podem receber um revestimento externo em vários materiais como Imbuia, Angelim ou Mogno e ainda disporem de ornamentos decorativos como apliques, rebaixos e frisos.

– Necessidade de ventilação

Em alguns casos, será necessário dispor de uma ventilação extra para os dias mais quentes. Por isso, principalmente no mercado de Lisboa, é possível encontrar portas de giro e basculante. Esse modelo é composto por uma estrutura principal e uma segunda folha que pode ser aberta de forma individual. Assim, quando você precisar aumentar a ventilação na sua casa, basta abrir essa folha.

– Mais espaço

Nem sempre dispomos de espaço suficiente para instalarmos a porta que gostaríamos. Pela configuração cada vez menor das casas, muitas empresas têm lançado portas com opções diferenciadas para quem necessita dar mais espaço ao ambiente.

Se a sua casa é pequena, você poderá optar por uma porta de correr, que é movida para o lado e ganha-se espaço por não ter a necessidade de abertura da mesma.

Outra opção é a porta pivotante, que gira em torno de um eixo vertical. Por isso, quando ela é aberta, há um ganho de espaço, já que um trecho dela gira em sentido contrário.

A porta camarão é aquela que se abre em duas folhas e também é uma ótima opção para quem dispõe de pouco espaço livre.

– Aparência padronizada

Em muitos edifícios, é obrigatório que todas as portas tenham a aparência padronizada no lado externo. Caso você não goste da opção do condomínio ou queira trocar a sua porta sem ir contra às regras do edifício, uma opção é fazer um revestimento apenas na parte externa. Nela, você poderá aplicar a cor padrão do edifício, e por dentro terá uma porta exclusiva e que esteja mais em sintonia com a sua decoração.

– Com ou sem dobradiças

Os designs de portas estão muito avançados e você poderá, inclusive, optar por modelos mais modernos e que não possuem dobradiças aparentes.

Por agora, ficamos por aqui, esperamos que tenha gostado. Continuamos no próximo artigo!

Raiz Verde
Praça das Novas Nações Nº45 2ºAndar Lisboa, 1170-277
924 053 539

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *